1. Dar banho no cavalo com a frequência devida
Não é recomendável dar banho no cavalo frequentemente, pois sua pele leva tempo para repor a oleosidade natural, responsável por protegê-lo do frio e da chuva. Mas, quando necessário, deve ser apenas com água e xampu próprios para equinos.
2. Escovar cavalos antes e depois das cavalgadas
O brilho e higiene da pelagem dos cavalos têm muita relação com a forma da escovação do animal. Por isso, a sugestão é escová-lo antes e depois de cada cavalgada. É aconselhável fazê-lo com uma escova dura, de preferência de borracha, a partir de movimentos circulares em volta do pelo. A fricção produzida retira a sujeira e elimina a tensão do equino, pois o movimento se assemelha a uma massagem..
3. Lavar a cauda e crina do cavalo para remover possíveis resíduos.
Diferentemente do banho, a cauda e crina do cavalo devem ser lavadas ao menos uma vez na semana para remover possíveis resíduos. A crina deve ser penteada delicadamente com pente de dentes largos e, se necessário, ser desembaraçada com os dedos. O xampu e condicionador precisam ser aplicados e esfregados desde a raiz, para deixar bem higiênico e evitar problemas como coceira e irritação..
.
fonte:nanoscoping